Vinhos do Alentejo reconhecidos internacionalmente

Os Vinhos do Alentejo conquistaram um total de 64 medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas realizado no início deste mês.

Na sua 20ª edição o Concurso Mundial de Vinhos de Bruxelas recebeu mais oito mil vinhos que foram avaliados por um painel de 300 jurados de todo o mundo, incluindo jornalistas, compradores e enólogos.

De um total de 16 “Grandes Medalhas de Ouro” atribuídas a vinhos portugueses, o Alentejo recebeu 7, sendo que nenhuma outra região recebeu mais do que duas medalhas nesta categoria. Os Vinhos do Alentejo foram ainda premiados com 22 “Medalhas de Ouro” e 35 “Medalhas de Prata”.

O Concurso Mundial de Bruxelas é um evento de referência a nível mundial, sendo o seu selo sinónimo e garantia de qualidade irrepreensível do produto e por isso altamente prestigiante para as garrafas que o exibem.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (43,1%) quer em valor (44,3%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.